A-Isos da Spec 30
Com a chegada da Spec 30 vieram 5 novos A-Isos para o jogo. Seguindo a temática do Halloween, eles foram pensados para funcionar melhor com personagens que tenham habilidades de ataque mágicos e de cura, o que restringe um pouco as opções. No entanto, analisando com cuidado, é possível aproveitar o que esses isos tem a oferecer. É preciso lembrar ainda que até o momento, só puderam ser adquiridos via Spec Ops, então eles não serão citados diretamente em nenhuma análise, pois não dá pra saber quando vão ou se voltarão.
De todos eles, o mais interessante é de longe o A-Iso Abençoado, por isso começaremos por ele. Os outros tem efeitos mais restritos.
Abençoado
Ação: Melhoria
Abençoado: Concede Benção ao usuário.
Benção: Aumenta o efeito de curas recebidas em 50%. Diminui o Dano causado por Destino. Dura 1 rodada.
A primeira coisa a dizer desse a-iso e que causa confusão em algumas pessoas é: Ele não cura. Não fique achando que não está funcionando direito. O que ele faz é aumentar em 50% os efeitos das próximas curas que o usuário receber. Outro detalhe é que a cura aumentada fica restrita ao usuário. Personagens como Punho de Ferro, Doutor Estranho e Resgate que tem habilidades de curar os aliados, com esse a-iso equipado não irão aumentar a cura dos outros, somente a deles mesmos. Apesar dessa restrição, é bem interessante para heróis com habilidades de melhorias e passivas de cura ou que tenham habilidades que curem ao longo do tempo. Abaixo colocarei algumas boas opções de uso desse a-iso e em qual skill ele deve ser equipado. Também é interessante considerar que Benção reduz o dano sofrido pelo debuff Destino.
Hulk Vermelho - 3ª Skill: Um dos que melhor se encaixou com o a-iso, principalmente se combinado com E-Iso Serviço Ruim. Serviço Ruim torna a 3ª Skill uma ação rápida e que poderá ser usada turno sim, turno não. Ao utiliza-la, o Hulk Vermelho irá proteger e absorver energia dos atacantes, ganhando 10% de calor sempre que atacar ou defender. Para cada 10% de calor que ele tiver, irá curar 10% da sua própria saúde total. Então, com o A-Iso abençoado ativado, a cura passará de 10 para 15% da saúde total, o que pode fazer toda diferença no finzinho da luta do PVP. Ter ainda o A-Iso Endotérmico da 4ª Skill irá ajudar, pois faz ele ganhar calor (e consequentemente se curar) mais rápido.
Resgate - 2ª Skill: Resgate é uma personagem que o principal objetivo é proteger e curar os aliados, mas ela também tem o intuito de se manter viva e ser a última a morrer do time. Assim, curas são muito bem vindas. As skills 2, 3 e 4 são de melhorias, o que faz com que o E-Iso Generosidade seja interessante pra ela, curando 10% da sua saúde total sempre que usar uma das 3 skills de melhoria. Somado a isso, sua skill 3 Matriz de Reconstrução concede um escudo que cura ao longo do tempo. Caso tenha o A-Iso Abençoado em sua 2ª, poderá potencializar as curas da Generosidade e da Matriz ao mesmo tempo, gerando um valor altíssimo de cura de uma vez só. Agora, porque aplicar na 2ª skill e não na 3ª e na 4ª? Porque elas tem um cooldown muito alto de 3 rodadas, enquanto a 2ª tem de apenas 1, o que faz com que a melhoria possa ser aplicada mais vezes e mais rápido, e você não precise usar a 3ª e a 4ª Skills logo de cara, porque são melhores utilizadas ao longo da batalha. Além disso, a 4ª skill tem um a-iso próprio excelente que remove debuffs de todos os aliados, então é bom deixar caminho livre pra ela.
Victor Mancha - 3ª Skill: A 3ª skill do Mancha não é uma ação de cura e sim de escudo, o que teoricamente não faria sentido usar. Mas o personagem possui a passiva Nanorobôs Restauradores, que geram um valor de cura toda rodada para o personagem. Assim, ao usar sua 3ª skill, Mancha estará aumentando a cura dos Nanorobôs em 50%, o que será bem útil para ele.
Toque Maldito
Ação: Magia
Sob Efeito de Encantamento: Ataque Mágico equipado aplica Sob Efeito de Encantamento, que possui 25% de chance de fazer alvo errar o ataque e ser atingido por Tiro pela Culatra. Tiro pela Culatra é ataque sutil e tem acerto garantido. Tiro pela Culatra não causa debuffs que o ataque original causaria. Dura 2 rodadas.
Este a-iso causa uma penalidade que permite evitar ataques e causar algum dano nos adversários, no entanto, como tem uma taxa de ativação baixa, é mais interessante para personagens que tenham ataques mágicos em área, causando a penalidade em todos os inimigos de uma vez só. Funciona bem em conjunto com o debuff Perdição, já que aumenta o dano de Tiro pela Culatra, por se tratar de um ataque mágico. No fim das contas, é um a-iso relativamente fraco e só vale se usado para compor o ataque. Algumas opções de uso: Doutor Estranho com Uniforme Moderno na 3ª skill, Encantor na 1ª Skill, Satana na 2ª Skill, Magia na 2ª Skill e Espiral na 3ª Skill.
Energia Negra
Ação: Energia (Ainda não sei se é bug ou se há alguma restrição não especificada, mas esse a-iso aparentemente não pode ser equipado em ataques de Energia em área)
Energia Negra: Chance de 30% de aplicar Vácuo Sombrio.
Vácuo Sombrio - Vácuo Sombrio reduz a precisão do alvo em 10% e tira 10% de saúde por rodada. Dura 2 rodadas.
Este a-iso deixa muito a desejar por ter uma taxa de ativação bem baixa para causar um único debuff, além de não estar funcionando em ataques em área até onde pude analisar. Ataques de área seriam o ideal para ele, pela ativação de apenas 30%, o que faz o iso perder um grande potencial. Para compensar isso, se possível, combinar seu uso com o debuff Perdição para aumentar o dano sofrido pelo Vácuo Sombrio. Contudo ele ainda tem outras desvantagens. A primeira é que a maioria dos personagens com ataques que causam perdição já tem alguma outra habilidade que cause Vácuo Sombrio. A segunda é que fica estéticamente feio em alguns personagens causar o efeito vácuo sombrio, como por exemplo o Nova e o Tocha Humana que podem equipá-lo. O melhor uso pra ele é aumentar o rate de vácuo sombrio em ataques de personagens que causem Disparo de Caos. Sugestões de uso em heróis que tenham ataques de energia a distância de alvo único, causem Perdição e Explorem Atrito.
Elementos das Trevas
Ação: Fogo, Eletricidade, Gelo e Elemental.
Elementos das Trevas: Chance de 20% de aplicar Fogo Espectral e Morte de Gelo simultaneamente.
Fogo Espectral remove todos os buffs do alvo e tira 10% da sua saúde atual por rodada. Dura 2 rodadas.
Morte de Gelo reduz evasão em 10% e tira 12% da stamina total e 10% da saúde atual por rodada. Dura 2 rodadas.
Outro a-iso que deixa a desejar, pois tem uma taxa de ativação ínfima, de apenas 20%, embora cause 2 debuffs ao mesmo tempo. Por outro lado, ele tem a vantagem de ser mais versátil. Pode servir pra aumentar o rate de fogo espectral e morte de gelo ataques que causem Invasão. Sugestões de uso em heróis que tenham ataques de energia a distância, causem Perdição e Explorem Atrito.
Balas Santificadas
Ação: Arma, Explosão
Balas Santificadas: Recebe Ataque Santificado. Causa 150% de dano a Mortos-Vivos, Vampiros e Demônios. Em chefes, o dano é de 125%. Só afeta aqueles afetados por Vulnerabilidade Santificada.
O a-iso menos útil de todos, pelo menos até o presente momento. Funciona basicamente no PVE, já que o único personagem jogável que possui Vulnerabilidade Santificada no jogo inteiro é o Motoqueiro Fantasma e este já quase não é usado em PVP. Ainda assim, o a-iso pode ajudar no PVE em missões (tanto de Capítulos, quanto de Spec Ops) cujos inimigos sejam Mortos-Vivos, Vampiros e Demônios, além de tambem funcionar em chefes. Assim, o uso dela fica restrito a essas missões. Talvez se no futuro houver mais personagens jogáveis com Vulnerabilidade Santificada ou alguma habilidade ou arma que cause essa passiva aos inimigos, esse a-iso pode ter mais utilidade. Sugestões de uso: Qualquer personagem que possa equipar e que vá enfrentar Mortos-Vivos, Vampiros e Demônios.